Empoderar a Transição Energética com a Eletrificação Inteligente

O novo relatório da IRENA fornece aos governos uma caixa de ferramentas com 100 inovações de vanguarda para descarbonizar os usos finais e aumentar a ambição no COP28

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos / Bruxelas, Bélgica, 20 de Junho de 2023 – A eletrificação do uso de energia na indústria, nos transportes e edifícios com as energias renováveis é uma forma financeiramente efetiva de descarbonizar os setores de uso final, aumentar a segurança do fornecimento, reduzir a dependência dos combustíveis fósseis importados e mitigar os riscos da volatilidade dos preços dos combustíveis, como aconteceu nos últimos anos.

Um novo relatório da International Renewable Energy Agency (IRENA) fornece aos governos uma caixa de ferramentas com 100 soluções inovadoras para customizar as estratégias nacionais e cortar as emissões nos usos finais. Ao formular estratégias de eletrificação inteligentes, os países podem tomar medidas concretas, minimizar o investimento e acelerar significativamente a transição em conformidade com a COP28 em Dubai, mais tarde esse ano.

O Innovation Landscape for smart electrification foi lançado pelo Diretor-Geral do IRENA, Francesco La Camera, na presença da Comissária Europeia responsável pela Energia, Kadri Simson, em um lançamento oficial organizado hoje pela Comissão Europeia em Bruxelas.

O Diretor-Geral do IRENA, Francesco La Camera, afirmou: “A eletrificação inteligente fornece aos governos um método financeiramente eficiente de acelerar o crescimento econômico, aperfeiçoar a segurança energética e reduzir os impactos crescentes das mudanças climáticas. Hoje, muitas soluções estão disponíveis e prontas para comercialização, com as empresas pioneiras criando, testando e implementando inovações transformadoras. Que a nossa caixa de ferramentas possa fornecer a nossos governos soluções concretas que eles possam seguir para suportar as prioridades do setor energético nacional e os planos de descarbonização na corrida à COP28 e além disso.”

Kadri Simson, a Comissária Europeia responsável pela Energia, afirmou: “A crise energética do ano passado mostrou como é importante diminuir a nossa dependência nos combustíveis fósseis importados e é por isso que aumentamos as nossas ambições relacionadas às renováveis para 42,5% até 2030. Para facilitar a eletrificação inteligente, nós criámos o Electricity Market Design, que permite uma aceleração ainda mais rápida das energias renováveis, suporta as soluções de flexibilidade inovadoras e fornece aos consumidores meios adicionais de se engajarem ativamente no mercado energético e ganharem acesso direto à energia renovável. O relatório da IRENA confirma que as nossas opções políticas estão corretas e são, ao mesmo tempo, necessárias.”

A eletricidade será o principal energético do futuro, contando para mais de metade do consumo global de energia até 2050, de acordo com o relatório da IRENA. A redução significativa de custos da geração elétrica renovável conduziu o progresso do setor energético, com as instalações de energias renováveis alcançando os 40% globalmente em 2022. Na UE, quase 60% da capacidade de geração de energia é proveniente de fontes renováveis. Aproximadamente 40% da geração de eletricidade total foi proveniente das energias renováveis, das quais a energia eólica e solar geraram quase 22% de eletricidade, ultrapassando o gás, pela primeira vez. Agora, o foco deve mudar na direção da eletrificação dos usos finais, que ainda se baseiam significativamente nos combustíveis fósseis.

Muitas das tecnologias movidas a eletricidade estão disponíveis atualmente, incluindo os veículos elétricos (EVs) e as bombas de calor para prédios e processos industriais. Além disso, a eletrificação indireta, que usa o hidrogênio verde produzido pela energia renovável, pode ser a solução para a descarbonização de setores difíceis de eliminar.

Entretanto, o requisito de eletrificação vai além da adoção de soluções tecnológicas e exige o envolvimento de todas as partes intervenientes na cadeia de valor da energia, tanto do setor energético, como dos usos finais (Power-to-X). Os tomadores de decisões devem seguir uma abordagem sistêmica, combinando as inovações tecnológicas e nas infraestruturas com as do design e regulação de mercado, de planejamento e operação dos sistemas e de modelos de negócios, como revela o novo relatório.

A inovação pode reduzir os custos, minimizar o investimento e criar novas oportunidades de negócio. Pacotes de estímulos massivos são implementados nos mercados econômicos principais, como o Inflation Reduction Act nos EUA e o Net Zero Industry Act na União Europeia. Em grande medida, essas iniciativas e investimentos associados são o resultado de inovações tecnológicas, bem como de inovações nas políticas, no design de mercado e nos instrumentos financeiros.

O relatório concluiu que, na ausência de uma solução “tamanho único” para a eletrificação inteligente, as estratégias otimizadas e a implementação de inovações variam de acordo com os países e atributos específicos do sistema. Ele fornece orientação sobre o uso da caixa de ferramentas de inovações com base no contexto do país.

A caixa de ferramentas deriva de uma revisão de centenas de soluções inovadoras emergentes em todo mundo e de informações de vários peritos, de start-ups, de grandes empresas, de reguladores e operadores de sistemas.

Leia Innovation Landscape for smart electrification: Decarbonising end-use sectors with renewable power.

A Semana da Inovação do IRENA 2023 em Setembro vai focar-se em soluções renováveis nos setores de uso final. Em conjunto com o relatório de hoje, ela fornece conhecimentos para se conduzir a agenda climática global no COP28.